Quando vamos viajar para fora do país pela primeira vez, uma das grandes dúvidas é sobre o que levar na mala, o que pode, o que não pode.
Antes de mais nada é necessário ter em mente o destino da sua viagem, a época do ano e saber qual a mala que estará inclusa, se é a despachada de 23kg ou a de 10kg, ou até mesmo as duas, embora muitos acabam viajando só com a mala de mão. E sempre conferir as medidas das malas para estar de acordo com o que é exigido pelas cias aéreas.
Alguns países da Europa por exemplo, na época da primavera ainda faz um friozinho, por isso a importância de verificar o clima do local.
Uma dica muito importante é de não levar a mala muito cheia, porque por mais que não tenha intensão de fazer muitas compras, acredite, você vai fazer!! E mala despachada por excesso de peso, vai é pesar no seu bolso!
Relacionado a roupas e calçados vai depender de quanto tempo você ficará viajando, mas o comum é uma média de 13 dias.
já adianto que levar muita coisa é bobeira porque não será usado nem metade do que estará na mala. Recomendo no máximo 2 calçados, de preferência tênis porque se anda muito para conhecer os pontos turísticos e um chinelinho pra usar no quarto do hotel.
Roupas devem ser práticas como camisetas, calças jeans, moletom, pijama, casaco quente no máximo dois caso viaje para um destino frio.
Roupas íntimas geralmente é 1 a 2 por dia, e se conseguir, lavar no hotel e deixar secando caso prefira. Tem gente que costuma viajar com roupa íntima já mais velha e ao invés de lavar, joga fora após o uso, o que não deixa também de ser uma opção.
Uma coisa que facilita muito pra manter sua mala em ordem, são os organizadores de mala que encontra para comprar pela internet. Os organizadores te ajudam a deixar suas roupas separadas sem ficar aquela bagunça de tudo espalhado, amassado, e misturado com a roupa suja, que aliás é bom levar saquinhos de plástico pra separar as roupas e deixar em outro compartimento da mala.
Na bagagem despachada você pode levar itens pontiagudos como alicates de unha, tesoura, lâminas de barbear, secador de cabelos, instrumento musical, remédios, mini ferro para passar roupa, perfume, maquiagem, bebida alcoólica (ficar atento ao limite e ao teor alcoólico do país).
Na mala de mão, além de roupas, sapatos, é permitido levar baterias, celular, notebook, câmera fotográfica, remédio líquido de até 100 ml, remédio de uso contínuo desde que tenha receita médica, cigarro eletrônico, esmalte, produtos de higiene pessoal líquido com embalagens de até 100ml, embalados em sacos plásticos transparentes, aqueles tipo zip, biscoitos, balas, barra de cereal, chocolates, livro…
Agora vem a parte mais importante: o que não é permitido levar em cada uma das malas.
Mala despachada: celular, notebook, baterias e pilhas de ion, skates eletrônicos, material pirotécnico, tinta, solvente, verniz, isqueiro, caixa de fósforo, cigarro eletrônico, aerossóis que não sejam para higiene pessoal ou uso medicinal, jóias e itens de valor, dinheiro, documentos pessoais.
Mala de mão: alicates, lâminas de barbear, tesouras, bisturi, agulhas de crochê e tricô, desodorante aerossol, bebidas alcóolicas, canivetes, estiletes, cloro, acetona, baterias de lítio, smart bags (malas inteligentes) com baterias de lítio não removíveis, descolorantes, termômetro clínico a base de mercúrio, armas de qualquer tipo e munições, spray de pimenta, chave de fenda, maçarico, martelo, furadeira, etc.
Agora com todas as informações, só fazer as malas, seguir as regras a risca e boa viagem!





