Imagine estar em Paris e pagar suas compras direto com o Pix, em reais, sem se preocupar com câmbio irregular. Essa realidade já existe! Desde julho de 2025, diversos estabelecimentos em Paris começaram a aceitar pagamentos com Pix internacional, tornando o turismo de compras ainda mais atraente para brasileiros.
Essa inovação, promovida pela fintech brasileira PagBrasil por meio da plataforma VoucherPay, permite que o turista escaneie um QR Code internacional, pague em reais no app do banco brasileiro e o comerciante receba o valor em euros na hora. Tudo com taxas reduzidas, praticidade e segurança.
Alguns estabelecimentos já aderiram ao Pix como método de pagamento, especialmente em Paris e conhecidos por atender o público brasileiro:

- Farmácias;
- Perfumarias;
- Mercados;
- Restaurantes.
Em todos esses locais, o turista pode pagar com Pix em reais, com conversão automática para euros e taxa de serviço de cerca de 3% + IOF, uma alternativa mais vantajosa em comparação ao cartão internacional ou dinheiro. Essas lojas já captam a atenção dos turistas brasileiros buscando economia e praticidade em cada compra.
Como funciona o Pix internacional em Paris?
- O comerciante exibe um QR Code internacional por meio da plataforma VoucherPay;
- O turista escaneia com o app do banco brasileiro (Pix);
- O valor é convertido instantaneamente em reais com taxa de serviço de aproximadamente 3% + IOF;
- O pagamento é concluído em segundos;
- O lojista recebe o valor em euros, sem risco cambial.
Essa inovação oferece melhor taxa de câmbio e ainda possibilita parcelar compras em até 10 vezes, dependendo do banco emissor, ainda que possam incidir juros locais
Qual a real vantagem em usar o Pix em sua viagem?
Menos taxas, mais economia
A taxa de serviço (~3% ) geralmente é menor do que o IOF cobrado sobre transações com cartão internacional, e o câmbio fica mais estável. Lembrando que ainda incide IOF, mas menor que o cobrado no cartão de crédito.
Mais praticidade e segurança
Sem necessidade de portar grandes quantias em espécie ou depender do cartão físico, o turista paga direto do app no celular.
Expansão internacional em curso
A PagBrasil iniciou essa solução e já planeja expansão para outros países da Europa e da América Latina, seguindo tendência global de adoção do Pix internacional
A adoção do Pix no exterior segue a rota de seu sucesso doméstico. Implementado em 2020 pelo Banco Central do Brasil, o sistema alcançou mais de 150 milhões de usuários em 2024, representando cerca de 76% da população adulta. Agora, com o Pix Internacional via VoucherPay e PagBrasil, o Brasil está levando essa inovação para destinos como França, Argentina, Uruguai e Chile, com ajuda de fintechs e parceiros locais
O Pix na França representa um passo significativo na modernização dos pagamentos para turistas brasileiros. Ele simplifica o processo de compras, reduz custos e oferece mais segurança tudo com o conforto de usar o método que já é parte do seu cotidiano no Brasil.
Se você está planejando uma viagem a Paris, vale perguntar nos estabelecimentos se eles aceitam Pix. A tecnologia está em expansão e tem tudo para ganhar ainda mais adesão, facilitando o turismo e fortalecendo o vínculo entre Brasil e mundo, agora, com transações instantâneas e sem burocracia.





