Com toda certeza você já ouviu ou até mesmo já falou a expressão “Quem tem boca vai a Roma”.
Esse ditado popular possui uma história por trás da qual conhecemos a pouco tempo em nossa visita a Itália em setembro do ano passado (2023).
“Quem tem boca vai à Roma” significa que se você sabe falar e se comunicar bem pode chegar aonde quiser, em qualquer lugar do mundo, como em Roma por exemplo.
A origem dessa expressão remonta a época do império romano, da qual várias estradas davam em Roma (Via Cássia, Via Triunfal, Via Ostiense, Via Salária, Via Aurélia, e a mais famosa de todas, Via Ápia Antiga), considerada a cidade mais importante do mundo.
Mas além dessas estradas citadas, segundo o projeto “Roades to Rome”, pesquisadores mapearam todas as estradas, caminhos percorridos por peregrinos e descobriram que existem cerca de 500.000 caminhos que ligam várias cidades do mundo a Roma!

Em português essa expressão possui outras variações:
– Quem língua tem a Roma vai e de Roma vem
– Quem tem língua a Roma vai e vem
– Quem tem língua vai a Roma
Porém muitos afirmam que o ditado correto seria outro: “Quem tem boca vaia Roma”, que surgiu na Roma antiga, quando as pessoas passaram a vaiar os deslizes dos imperadores romanos como por exemplo:
– Calígula, que era considerado pervertido;
– Nero, o incendiário; e
– Cláudio, o paranóico.
Mas ao que tudo indica, na época, vaiar um imperador significava morte na certa e quem teria coragem de colocar a vida em risco?
Independente do qual ditado é de fato o correto, uma coisa é certa: visite a Itália, vá a Roma, vale muito a pena!!
Se você gostou dessa curiosidade e quer ver mais como essa clique aqui!





