Mosteiro de Clonmacnoise

Quando for viajar para a Irlanda não pode deixar de fora a visita ao Mosteiro de Clonmacnoise (em gaélico se pronuncia: Cluain Mhic Nóis), um mosteiro em ruínas situado no Condado de Offaly, ao sul de Athlone, nas margens do Rio Shannon a aproximadamente uma hora e meia indo de carro de Dublin (130Km) e fundado em 544 D.C por São Ciarán.

Este mosteiro sobreviveu aos ataques dos vikings e as guerras anglo normandas, e entrou em declínio no século 13, tornando-se residência de um bispo empobrecido, porém em 1522 durante a dissolução dos mosteiros que ele foi destruído ficando somente as ruínas.

Sua arquitetura é estilo monástico celta e muitos dos altos Reis de Tara e de Connacht foram enterrados lá, e com a visita do Papa João Paulo II para abençoar o lugar, ficou a partir daí conhecido como um local sagrado.

Post folclorico bumba meu boi bumba 1080 x 660 px 1080 x 660 px 1080 x 660

É também o local de descanso de Rory O´Connor, o último grande rei da Irlanda, que está enterrado na Catedral do século X, e abriga a maior coleção de lápides cristãs primitivas na Europa Ocidental.

Clonmacnoise abriga nove igrejas em ruínas, duas torres redondas que serviam como locais de refúgio e vigília, grande quantidade de cruzes celtas e lajes de sepulturas esculpidas, um museu no centro de visitantes onde se pode conhecer e explorar melhor sua história e ver de perto a Cruz das Escrituras original construída pelos celtas.

5d085ed7 7d80 47c2 b546 7362a2c32dfc

Neste ano de 2024 os ingressos estão custando: $8 euros para adultos, $6 euros para grupos e idosos e $4 euros para crianças.

Possui estacionamento para carros, bicicletas, ônibus, tem banheiros acessíveis para cadeirantes, fraldários, área de piquenique, wi-fi, lojinha de souvenirs.

Abre diariamente a partir das 10h e fecha as 17h e no mês de dezembro nos dias 24 e 25 o monastério fica fechado.

Para maiores informações segue e-mail: clonmacnoise@opw.ie

Compartilhe: